Equipe Puradesão.

Minha foto
São Paulo, Brazil
Grupo de estudos em odontologia restauradora estética. Conceitos científicos direcionados de forma prática como alternativa para a clínica diária.

segunda-feira, 9 de março de 2015

DENTÍSTICA – HARMONIZANDO SORRISOS COM FACETAS LAMINADAS



A estética é essencialmente um conceito do campo visual. Tem se tornado muito importante na sociedade moderna, fazendo deste quesito, antes delegado a um segundo plano, um dos fundamentos que na atualidade regem o tratamento odontológico. O conceito atual de beleza remete a tudo que é jovem e saudável e utiliza recursos cosméticos naturais e artificiais para valorizar e manter o estado de beleza por mais tempo. Os meios de comunicação bombardeiam as pessoas com o que consideram um padrão de beleza, apesar de que este conceito pode estar carregado de subjetividade e modificações, dependendo do momento e da sociedade em que se vive, povos, países e culturas.
O mesmo ocorre dentro da odontologia. Ao longo dos anos temos observado momentos em que a valoração dos dentes era resumida à extração do dente em caso de dor, épocas em que a demonstração de status sócio econômico era a presença de restaurações anteriores em metal, grupos que fazem questão de utilizar cristais e pedras incrustadas em seus dentes anteriores e assim por diante.
Em nosso meio vivemos a cultura da estética branca, fato observado em atores e pessoas da mídia que exibem seus sorrisos brancos e impecavelmente harmônicos. Vivenciamos, também, a era da propaganda nos programas vespertinos dedicados à divulgação de técnicas e resultados sempre perfeitos. Mesmo entre os profissionais de odontologia, cada vez mais percebemos o desenvolvimento e criação de técnicas e novas terminologias que procuram dar nova roupagem para tratamentos já consagrados.
Dentre os tratamentos que permitem a devolução de uma harmonia ao sorriso, podendo alterá-lo, recuperar simetria, modificar forma,cor,textura e até posicionamento dental com um mínimo e até ausência de desgaste dental, encontramos a utilização dos laminados, também conhecidos por facetas, que podem ser feitos em cerâmicas,compostos cerâmicos ou resinosos. Normalmente esse tipo de tratamento envolve o uso de laboratório, nos casos de cerâmicas e seus derivados, mas também podem ser realizados com aplicação de resina composta aplicada diretamente nos dentes. Com isso, novos biomateriais tem sido desenvolvidos visando a melhorias nas propriedades ópticas e mecânicas desses tipos de restaurações.
A história dessa técnica remete a 1886 quando Charles Henry Land confeccionou a primeira restauração de porcelana em um dente preparado, utilizando uma folha de platina (MONDELLI, CONEGLIAN e MONDELLI, 2003²). Land, em 1903, foi o primeiro na literatura mundial a propor o uso de facetas estéticas. Nos anos 30 do século passado, quando se utilizava películas em resina em artistas. Esta técnica só podia ser utilizada em curto espaço de tempo, em geral nas tomadas de cena, pois não havia material que permitisse a colagem adequada dessas peças aos dentes. Nos anos 70 houve uma nova investida em técnicas semelhantes, já tínhamos materiais mais adequados e o conceito de adesividade já dava seus primeiros passos. Mas, ainda não tínhamos materiais que permitissem uma estética adequada e segura.
Nos anos 90 tivemos um grande desenvolvimento de materiais e técnicas que permitiram o uso da adesividade entre os materiais estéticos e a estrutura dental de forma segura, podendo, dessa forma, reabilitar esteticamente o sorriso de forma bastante conservadora. Desde então surgiram procedimentos estéticos refinados, como as facetas indiretas com desgastes minimamente invasivos, ou até mesmo sem nenhum desgaste da estrutura remanescente dentária para os tratamentos dos dentes anteriores. Existem inúmeros sistemas cerâmicos no mercado que possuem excelentes propriedades físicas, ópticas e de alto grau de biocompatibilidade permitindo devolver a integridade biomecânica estrutural e estética dos dentes originais.
A execução de restaurações indiretas está relacionada a um adequado planejamento, que deve envolver a escolha do material e do preparo biomecânico do elemento dental, além do íntimo acompanhamento das etapas laboratoriais e de cuidado extremo na cimentação, desde as facetas laminadas mais conservadoras,minimamente invasivas, laminados sem preparo, ás vezes chamados de forma equivocada de “lentes de contato” até as mais extensas. O produto consiste em uma fina lâmina cerâmica de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas e pontas diamantadas, preservando ao máximo suas estruturas naturais,no entanto cuidados devem ser tomados no planejamento da peça para que se evite o sobrecontorno gengival, que pode acarretar dificuldade de higienização e inflamação gengival.
No contexto atual, a procura pela estética deve vir acompanhada de máxima preservação da saúde e por isso é de grande importância que o profissional tenha visão clínica e bom senso ao indicar,ou não desgastes dentários irreversíveis. Os Cirurgiões-Dentistas especialistas em Dentística exercem um papel fundamental em todo esse processo, já que são capacitados e habilitados a avaliar as possibilidades mais conservadoras indicando de maneira mais racional o melhor tratamento em cada caso clínico, harmonizando sorrisos e integrando de forma cada vez mais saudável e conservadora o individuo para o convívio na sociedade. 

BIBLIOGRAFIA
2- MONDELLI, R. F. L.; CONEGLIAN, E. A. C.; MONDELLI, J. Reabilitação estética do sorriso com facetas indiretas de porcelana. São Paulo, Biodonto, v.1, n.5, set./out. 2003.
3-KANO,P. Visão Clínica: facetas de porcelana clínica. International Journal of Brazilian Dentistry, São José, v.1, n.2, p. 173-185, abr./jun. 2005
4-PEREIRA,J.C;ANAUATE-NETTO,C;GONÇALVES,S.A.DENTÍSTICA : Uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: GBPD- Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, Artes Médicas; 2014.

5-PERES,R.C.F.A.  Facetas Laminadas: revisão de literatura, monografia apresentada ao programa de pós-graduação  do instituto de ciência da saúde- FUNORTE /SOEBRAS. Dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário