Equipe Puradesão.

Minha foto
São Paulo, Brazil
Grupo de estudos em odontologia restauradora estética. Conceitos científicos direcionados de forma prática como alternativa para a clínica diária.

terça-feira, 17 de março de 2015

RESINAS BULK FILL


As resinas compostas e o conceito de adesividade permitem que a dentística atual venha de encontro às necessidades estéticas que permeiam a sociedade moderna, hoje a nossa especialidade consegue resolver praticamente todos casos de reabilitações estéticas que se apresentam em nossos consultórios apenas com o uso de técnicas adesivas e materiais a base de resina composta.
Desde seu desenvolvimento nos anos 60 as resinas compostas têm evoluído e ocupado um espaço cada vez maior dentro da odontologia, suas propriedades mecânicas, adesivas e estéticas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos, ocupando hoje um lugar de destaque dentro da clínica diária. Dentro dessa evolução desses materiais temos a sua fotopolimerização que veio trazer uma série de melhorias nas propriedades mecânicas, menor porosidade, maior tempo de trabalho e uma melhora na sua manipulação clínica. Devido à fotopolimerização da resina composta os monômeros se convertem em polímeros, gerando uma contração rápida e um estresse dentro do material. Esse estresse gerado, se não controlado, pode levar à fendas marginais, trincas em esmalte e dentina, tensão em cúspides, sensibilidade pós operatória, microinfiltração e até cáries secundárias. No sentido de se controlar esses efeitos adversos da fotopolimerização recomenda-se uso das resinas compostas em camadas e pequenas porções quando utilizadas em restaurações diretas.
No inicio dos anos 2000, na busca da substituição plena do amálgama e na intenção de se encontrar melhora nas propriedades mecânicas e biológicas das resinas compostas, surgiram materiais que se propunham a apresentar características de condensabilidade, liberação de flúor e cálcio(A.L.E.R.T., Definite, Ariston), sendo materiais que podiam ser aplicados em camadas de até 5 mm de espessura. Na mesma época surgiram resinas com baixa viscosidade, conhecidas com “flow”, que vinham para serem usada em associação às resinas ditas compactáveis. Na mesma época começou-se a se preocupar com a contração de polimerização das resinas e o estresse gerado por essa contração rápida e assim desenvolveu-se técnicas de fotopolimerização que envolvem desde a intensidade de de luz utilizada até a forma e quantidade de resina que se deve utilizar em uma restauração estética de resina composta.
Recentemente a dentística estética tem sido apresentada a um novo grupo de materiais denominados de “bulk fill”, que nada mais são do que resinas compostas que se propõem a serem utilizadas em uma só camada de até 4mm de espessura. No nosso mercado, num primeiro momento, vieram as resinas de baixa viscosidade (SDR) com a proposta de serem utilizadas como uma base a ser coberta com resina convencional e logo em seguida resina com viscosidade média (x-tra fill) que pode ser utilizada com base e até com restauração final. Essa nova geração de matriais vem apresentando resultados laboratoriais e clínicos bastante favoráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário